Tipos de Microfone – Principais modelos e aplicações

Olá pessoal, hoje vamos falar de um assunto que gera muitas dúvidas para vocalistas, músicos e técnicos de som: Tipos de Microfones. Nesse post iremos abordar de forma simplificada e resumida sobre os principais modelos e tipos existentes no mercado, então vamos lá.

Em primeiro lugar é importante sabermos a resposta de uma pergunta básica: “O que é Microfone?”. Resumidamente podemos dizer que microfone é um equipamento que capta e transforma “sons” em “sinais elétricos”. Alguns técnicos definem microfone como um “ouvido eletrônico”. Definições à parte, os microfones costumam ser divididos em dois grandes grupos (baseados no tipo de captação) microfone Dinâmico e microfone Condenser ou Condensador. Para ficar mais fácil o entendimento segue o quadro abaixo com fotos de alguns modelos pertencentes à esses grupos:

Microfones Dinâmicos: Os microfones dinâmicos são construídos com capsula e diafragma capazes de suportar alta pressão sonora como bateria, instrumentos de sopro, amplificadores e também vocais para uso no palco.  Os microfones dinâmicos são amplamente utilizados no palco em shows ao vivo pois uma de suas vantagens  é o fato de reduzir o nível de captação de  ruídos de manuseio e sons vindos de outros instrumentos ou caixas de som e retorno presentes no palco. Devido a essa característica esse tipo de microfone também reduz a chance de surgirem aquelas indesejáveis microfonias.

Conheça as marcas e modelos de microfones dinâmicos disponíveis na CalangoMusic.com .

Microfones Condensadores: Os microfones condensadores (condenser) são projetados para captar muito mais nuances e detalhes dos sons de instrumentos e de vozes. Por esse motivo é um dos tipos de microfone mais utilizados em gravações em estúdio ou até mesmo ao vivo. Vale lembrar que os microfones condensadores necessitam de “phantom power” para funcionar. Phantom power é uma corrente elétrica disponível na maioria das mesas de som (mixers) disponíveis no mercado, essa corrente elétrica quando habilitada alimenta o microfone condensador através do próprio cabo de microfone (xlr) permitindo que ele funcione corretamente. Vale ressaltar que para utilizar esse tipo de microfone “ao vivo” é importante que o sistema de monitoração utilizado seja “in-ear” (com fones de ouvido intra auriculares), pois caso contrário, devido à sua extrema sensibilidade de captação, podem surgir microfonias indesejáveis.

Conheça as marcas e modelos de microfones condensadores (condenser) disponíveis na CalangoMusic.com

Em breve postaremos mais matérias sobre home-studio, audio, tecnologia.

Abraço e até a próxima.


Postado na categoria Home Studio, Wiki Music e marcado como , , , , , , , , , , , .

Comentários

  1. Nuno Alves says:

    valew pelas dicas!!!

  2. Duda Duarte says:

    O que pode acontecer se eu utilizar um microfone dinâmico com cabo xlr com o phantom power da mesa acionado? Pode queimar o microfone?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


oito + = quinze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>